quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
QUARESMA: EXTERNA OU INTERNA?
Todos nós estamos acostumados a fazer retiros. Existem os de casais, os de jovens, os de namorados, dentre outros. Podemos dizer que o período quaresmal é o retiro de toda Igreja, onde é proposto a cada fiel examinar sua caminhada cristã e voltar-se para o nosso Deus!
Esse tempo litúrgico é cheio de símbolos e práticas que servem como auxílio para nossa santificação. Já no começo recebemos a imposição das cinzas e somos convidados a uma intensa rotina de Jejum, oração e esmola. Na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa nos abstemos de carne. A Igreja se reveste da cor roxa e omite o “aleluia” e o “Hino de Louvor” nas suas celebrações.
Porém há um risco em tudo isso. Esta é a oração do dia na Missa da sexta-feira depois das cinzas:
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma.
Como vemos a preocupação de que não permaneçamos na superficialidade, mas que a liturgia se encarne em nossa vida. Não podemos nos lembrar da quaresma quando estivermos na Igreja e vermos cor roxa, nem podemos fazer alguma prática por fazer. De fato, temos que nos abrir para a transformação do nosso interior!
Uma das raras vezes que vemos Jesus contrariado nos Evangelhos é com a hipocrisia dos fariseus que viviam sua religiosidade na aparência. Tanto que os chama de sepulcros caiados, bonitos por fora, mas podres por dentro. Por isso que precisamos estar abertos a uma conversão verdadeira. Se for preciso, assim como o oleiro faz com alguns casos, que Deus quebre a nossa vida e nos refaça!
É um desafio da fé. Vencer o nosso orgulho, nos tornar pessoas mais humildes, serenas, perdoar os que nos ofenderam, deixar de caluniar ou fofocar sobre os outros, buscar a paz na família, voltar à intimidade com Deus através da Sua Palavra, da oração, da freqüência aos Sacramentos. São frutos concretos que precisamos ter após esses 40 dias e então celebrarmos uma verdadeira Páscoa, ou seja, a passagem de uma situação de morte para a vida!
Decida-se por viver a melhor quaresma da sua vida! Leve a sério esse convite que Deus nos fez logo no começo:
“Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a Mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.” (Joel 2,12)
Uma Quaresma de vitória para nós!
Diác. Léo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário