terça-feira, 23 de novembro de 2010

A vontade de Deus é que eu lute até a morte!




Por que desistimos tão fácil de nossos propósitos?
Pergunto-me isso sempre que me vejo distanciar-me de meus objetivos.
Se há um cuidado especial de Deus sobre mim, sobre minha família, sobre meus amigos, sobre nossa vocação, sobre minha vida, pergunto-me:
Qual o motivo que eu deixo de zelar pelos planos que Deus tem para mim?
Minha vida é um instante, uma hora passageira, e não sei em que dia ou hora
que Deus virá pedir-me minha vida de volta.
Por que sou tão pouco radical comigo mesmo?!
Deus me mandar ir por aqui, e eu começo a ir,
de repente olho para o caminho antigo e acho algo que me chama a atenção,
então como uma pessoa enfeitiçada,
eu deixo de caminhar na direção que Deus me ordenou..
Perco-me, firo-me, desconheço-me quem sou. Acaso Deus não é Bom?
Acaso Deus põe em nossas costas um fardo maior do que podemos carregar? NÃO!!
Eu sou o responsável pelos meus atos, eu que faço o mal que não quero
e não consigo fazer o bem que eu desejo.
Eu não sou SUPER, e muito menos Herói, mas sempre esqueço que sou frágil
e que tenho que zelar de minhas fragilidades,
antes que elas me levem a andar por caminhos não sonhados nem prometidos..
Quem farei eu diante de minha fraqueza? Que farei eu quando abro os olhos e vejo-me perdido, num caminho já andado antes, mas tão estranho de onde Deus me colocou?
Não, posso caminhar com minhas próprias forças.. paro, tudo gira ao meu redor..
fecho os olhos, faço uma preçe: Jesus, mais uma vez, tenha compaixão de mim!
Abro os olhos, sinto Jesus levar-me no lugar desejado por Ele..
Jesus sorri, Jesus esqueceu que eu errei de caminho de novo..
Jesus sorri, Jesus esquece que eu errarei de caminho alguma outra vez..
Jesus sorri.. e eu? eu me alegro com a minha redenção,
mas choro por saber de minha condição tão mísera.


Choro e deixo-me novamente ser guiado onde Ele quer que eu siga..
Não vou desistir.. as pedras que eu piso hoje, farão o meu castelo amanhã..

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

3° Desperta Jovem de Tribobó



Vamos??







Você não vai ficar fora dessa vai?

Papa e camisinha: não há "mudança revolucionária", diz Vaticano.


O Papa não provocou transformações radicais na doutrina católica com as declarações sobre o uso de preservativos, que fazem parte do livro-entrevista que recolhe as conversas com o jornalista e escritor alemão Peter Seewald.

Na obra Luce del mondo. Il Papa, la Chiesa e i segni dei tempi (Luz do mundo. O Papa, a Igreja e os sinais dos tempos, em livre tradução) - que será apresentada em coletiva nesta terça-feira, 23 -, o Pontífice explica que "pode haver casos individuais justificados" para o uso do preservativo, exemplificando com o caso da prostituta que recorre ao material.

"Esse pode ser o primeiro passo rumo a uma moralização, um primeiro ato de responsabilidade para desenvolver de novo a consciência do fato de que nem tudo é permitido e que não se pode fazer tudo o que se quer. No entanto, essa não é a maneira verdadeira e adequada para vencer a infecção do HIV. É verdadeiramente necessária uma humanização da sexualidade", afirma o Papa no livro.

A fala do Santo Padre provocou agitação em determinados setores, especialmente devido às interpretações feitas por alguns veículos de comunicação de que a declaração representaria um afrouxamento da doutrina católica nessa área.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, emitiu uma nota oficial em que precisa:

"O Papa reafirma que 'naturalmente a Igreja não considera os preservativos como a solução autêntica e moral' do problema da Aids. Com isso, não reforma ou transforma o ensinamento da Igreja, mas o reafirma colocando-se na perspectiva do valor e da dignidade da sexualidade humana como expressão de amor e responsabilidade".

No entanto, a visão ampla e profunda do Pontífice sobre a sexualidade humana também leva em consideração a situação excepcional em que o exercício da sexualidade represente um verdadeiro risco para a vida do outro.

"Em tal caso, o Papa não justifica moralmente o exercício desordenado da sexualidade, mas considera que o uso do preservativo para diminuir o perigo de contágio seja 'um primeiro ato de responsabilidade', 'um primeiro passo no caminho rumo a uma sexualidade mais humana', muito mais que o não uso expondo o outro ao risco de vida. Em si, o raciocínio do Papa não pode ser certamente definido como uma mudança revolucionária. Numerosos teólogos morais e relevantes personalidades eclesiásticas sustentaram e sustentam posições análogas; é verdade, todavia, que não a tínhamos ainda escutado com tanta clareza da boca de um Papa, ainda que de uma forma coloquial e não magisterial", complementa Lombardi.


Polêmica

O trecho que suscitou as polêmicas e interpretações equivocadas é este:

"A sexualidade

Concentrar-se somente no preservativo significa banalizar a sexualidade, e essa banalização é precisamente a perigosa razão pela qual tantas e tantas pessoas não veem na sexualidade mais a expressão do seu amor, mas apenas uma espécie de droga, que administram por si só. Por isso, também a luta contra a banalização da sexualidade é parte do grande esforço para que a sexualidade seja valorizada positivamente e possa exercer o seu efeito positivo sobre o ser humano em sua totalidade.

Pode haver casos individuais justificados, por exemplo, quando uma prostituta usa um preservativo, e esse pode ser o primeiro passo rumo a uma moralização, um primeiro ato de responsabilidade para desenvolver de novo a consciência do fato de que nem tudo é permitido e que não se pode fazer tudo o que se quer. No entanto, essa não é a maneira verdadeira e adequada para vencer a infecção do HIV. É verdadeiramente necessária uma humanização da sexualidade".

Fonte: Canção Nova / Notícias

sábado, 16 de outubro de 2010

Você é curioso? Saiba o que diz São Tomás sobre o assunto...

São Tomás de Aquino, no seu tratado sobre a temperança, aborda um assunto ao mesmo tempo, tão interessante e agradável quanto atraente e fascinante: a curiositas. Analisemos o pensamento do doutor angélico a respeito de tal questão.
Em primeiro lugar, São Tomás distingue dois tipos de curiositas (curiosidade). Uma é aquela que diz respeito ao conhecimento intelectual e outra é aquela que toca no conhecimento sensitivo. O Aquinate, com a sua natural clareza e simplicidade, nos mostra que sendo o objeto a conhecer alheio às nossas necessidades espirituais e conveniências terrenas, pode facilmente ser nocivo à alma. Em outras palavras, o afã de conhecimento pelo mero prazer de dilatar nossa inteligência, pode levar à perversão do indivíduo, pois o aparta de seu fim último que é Deus Nosso Senhor.

Num segundo momento, o Teólogo indica os principais defeitos da curiositas, a saber:

Quanto ao aspecto intelectual, é um vício o desejo de conhecer as coisas pelo mero prazer pessoal de autoprojeção ou, pior ainda, quando esse "conhecer" leva a pessoa a se considerar outro deus. Uma verdadeira abominação, contrária à reta razão. Nesse caso, o sujeito se esquece que a verdade capital é amar a Deus sobre todas as coisas e, mediante isso, salvar a própria alma. Resultado: há uma degringolada rápida e fatídica no abismo do intelectualismo, nascendo daí o ateísmo, ou seja, a negação da existência de Deus.

Quanto aos sentidos, existe nos indivíduos uma natural tendência para querer conhecer as coisas que os rodeiam. Depois do pecado original, tais coisas podem facilmente converter-se em supérfluas ou até prejudiciais para a alma - por exemplo, um olhar indiferente que excita a concupiscência - nesse caso a curiosidade se transforma num vício, pois penetra no conhecimento para deturpá-lo. Cabe ressaltar que, muitas das vezes, as coisas criadas se apresentam de maneira apática e neutra, porém, no campo das tendências, podem exercer uma grande influência sobre os indivíduos, arrastando-os para o erro e a corrupção.

Resumindo, muitas vezes nos preocupamos com futilidades e tolices, colocando-as no centro de nossas vidas, em detrimento do próprio Deus que é nossa causa primeira e fim último. Dele viemos e para Ele iremos! De que adianta interessar-se pelas criaturas e esquecer-se do Criador?!

Hernán Cosp

A juventude é o maior tesouro da humanidade



Em que estado ela se encontra?

"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo" (Ef 6,1).

A juventude é chamada de "a flor da idade", porque é bela, forte, pujante, cheia de vida e desafios. Mas, muitos jovens estão sofrendo em nossos dias, porque não sabem o sentido da vida e porque não lhes foi mostrada a sua beleza conforme a vontade de Deus.

Muitos ainda não sabem o valor que têm, por isso desprezam sua própria existência e a dos outros. Perdidos no tempo e no espaço, debatem-se, muitas vezes, no tenebroso mundo do crime, das drogas, da violência, do sexo sem compromisso e de outras mazelas.

O maior tesouro da humanidade é a sua juventude. No entanto, em que estado ela se encontra? A quantas anda este tesouro de carne e espírito? Tenho-o visto desprezado, entregue às drogas, ferido pelas armas, destruído pelo álcool, carente de amor e de vida. Que belo tesouro desvalorizado!

O jovem não tem o direito de abandonar-se ou deixar sua vida se estragar; pois ele é a mais bela obra do Criador. Muitos já perderam o magnífico sentido da vida, mas Deus tem um plano e uma vontade para a vida de cada um.

Leia esta estória:

Havia, na Índia, um sábio que desvendava os mistérios da vida das pessoas; ele era assiduamente procurado. Certa vez, um jovem desconfiado e ousado, quis testar a sabedoria do velho sábio. Pegou um passarinho vivo, escondeu-o atrás do corpo e se apresentou diante do homem de cabelos e barbas já brancos.

- O senhor é sábio mesmo?

- Dizem que eu sou.

- Então, responda-me: o que eu tenho em minhas mãos?

- Deve ser um pássaro; jovens como você gostam muito de caçar os pássaros.

- É verdade, o senhor acertou! Parece que é sábio mesmo. Mas me diga, o pássaro está vivo ou está morto?

O sábio agora estava numa situação difícil; se ele dissesse que o passarinho estava morto, o jovem o soltaria a voar; se dissesse que estava vivo, o jovem o mataria em suas mãos sem que o sábio o notasse. Uma cilada de mestre!

- Então, senhor sábio, o passarinho está vivo ou está morto? Responda-me. O senhor não é sábio?

O velho abaixou a cabeça e pensou um pouco.

Depois respondeu ao jovem:

- Depende de você!

Pensativo e cabisbaixo o jovem foi se afastando e, ao longe, olhando para o velho, soltou o passarinho e começou a chorar.

Você jovem tem um passarinho dentro de você. Matá-lo ou deixá-lo viver depende exclusivamente de você, pois você recebeu o dom mais precioso deste mundo: a liberdade. Este pássaro de ouro, que é sua vida, criada à imagem e semelhança de Deus, está em suas mãos. Eu lhe pergunto: o que você vai fazer dela? Depende de você! A vida é sua e de mais ninguém. É o único dom que de fato é inteiramente seu. O resto é seu, mas está fora de você. Não culpe ninguém pela vida que você está levando.

Paul Claudel, um teatrólogo francês convertido, disse que "o jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio". Só Cristo pode dar ao jovem o máximo. Jesus lhe revela a sua beleza e o seu valor; Ele lhe mostra a grandeza de ser “filho amado de Deus”.

O jovem cristão, como já foi dito, deve honrar os seus pais, como ensina o quarto mandamento; deve ser fiel a seus amigos e irmãos, estudar e trabalhar, nunca perder tempo e jamais jogar a vida fora com coisas vazias. Terá que descansar e pode se divertir, mas de maneira saudável, sem pecar, sem fazer do prazer um fim, mas apenas um meio de descansar e poder viver bem fazendo o bem aos outros.

É na juventude que Deus nos chama a um encontro pessoal com Ele. Para alguns será um chamado para a vida sacerdotal ou religiosa, vivendo no celibato e entregando a sua vida radicalmente a Deus a serviço do seu Reino. Não existe nada mais belo para um jovem do que a vocação sacerdotal. Sem o sacerdote não há Igreja, não há perdão sacramental dos pecados, não há Eucaristia, não há salvação.

O jovem cristão é também um evangelizador; especialmente sendo exemplo no meio de seus amigos, sem ter vergonha de sua fé e de sua Igreja. Hoje é difícil dar testemunho de Jesus, viver como a Igreja ensina, rejeitando o sexo fora e antes do casamento; fugindo das diversões perigosas e de todo pecado; mas, quanto mais isso for difícil, mais necessário será para a sociedade voltar para Deus. O jovem precisa conhecer a doutrina católica, ler e estudar o Catecismo para saber dizer a seus parentes e amigos qual a sua esperança e as razões de sua fé.

Felipe Aquino - Canção Nova

DNJ - Arquidiocese de Niteroi



DNJ 2010


Tema: "Bom mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?"
(Mt 10,17)

Dia 24 de outubro de 2010, a partir das 09:00.

Local: Colégio Cenecista Alberto Torres.
Rua Presidente Costa e Silva, 212, Centro, Itaboraí, RJ

Presenças:
Dom Alano
Dom Roberto
Pe. Dudu
Pe. Cláudio Lima
Comunidade Servir
DJ Ronald

e após a Santa Missa show com a BANDA DOMINUS de Belo Horizonte/MG.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010



DEFINIÇÃO DE SAUDADE -
artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista



Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
— E o que saudade significa para você, minha querida?
— Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010



Como pode? Mais uma vez alguem grava uma falcatrua da Seita Universal!
Tem gente, e muita, que ainda acredita!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010



Buenos Aires, 19 Jul. 10 / 06:24 pm (ACI).- A juíza de paz de General Pico, Marta Covella, afirmou que "ainda que me custe o emprego, e ainda que me custe a vida", não casará casais do mesmo sexo; logo que isto fora aprovado pelo Senado na semana passada.

"Que me acusem do que queiram. Deus me diz uma coisa e eu a vou obedecer à risca, ainda que me custe o emprego, e ainda que me custe a vida, porque primeiro está o que Deus me diz", expressou.

A juíza recordou suas raízes cristãs e afirmou que sabe o que Deus pensa. "Deus ama a toda as gentes mas não aprova as coisas más que as pessoas fazem. E uma relação entre homossexuais é uma coisa má diante dos olhos de Deus", indicou.

segunda-feira, 22 de março de 2010



Precisamos ser guerreiros!!!

sexta-feira, 19 de março de 2010



Esse japinha é demais!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Leia que é lindo:
Havia
Uma
garota
cega
que
se
odiava
pelo
fato
de
ser
cega!!!
Ela também
odiava a
todos exceto
seu
namorado!!!
Um dia ela disse
que se pudesse ver
o mundo, ela se
casaria
com seu namorado. Em um
dia de sorte, alguém doou um
par
de olhos a ela!!! Então o seu
namorado perguntou a ela: Agora
que
você pode ver, você se casa comigo?
A garota estava chocada quando
ela viu que
seu namorado era cego!!! Ela disse: Eu sinto
muito,
mas não posso me casar com você porque você é
cego!!! O namorado
afastando-se dela em lágrimas
disse: Por favor, apenas cuide bem dos
meus olhos, eles eram muito importantes pra mim...

Nunca
despreze
quem ama você... As vezes as pessoas fazem certos sacrifícios
e nós
nem ligamos... Mande para o maior número de pessoas que puder ,
para
que elas se liguem e reflitam que nesse mundo só falta AMOR!

segunda-feira, 15 de março de 2010



Vídeo muito bonito falando sobre a existência de Deus!

terça-feira, 9 de março de 2010



Quem disse que os homens dirigem melhor do que as mulheres?!hehehe

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010



QUARESMA: EXTERNA OU INTERNA?

Todos nós estamos acostumados a fazer retiros. Existem os de casais, os de jovens, os de namorados, dentre outros. Podemos dizer que o período quaresmal é o retiro de toda Igreja, onde é proposto a cada fiel examinar sua caminhada cristã e voltar-se para o nosso Deus!
Esse tempo litúrgico é cheio de símbolos e práticas que servem como auxílio para nossa santificação. Já no começo recebemos a imposição das cinzas e somos convidados a uma intensa rotina de Jejum, oração e esmola. Na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa nos abstemos de carne. A Igreja se reveste da cor roxa e omite o “aleluia” e o “Hino de Louvor” nas suas celebrações.
Porém há um risco em tudo isso. Esta é a oração do dia na Missa da sexta-feira depois das cinzas:
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma.
Como vemos a preocupação de que não permaneçamos na superficialidade, mas que a liturgia se encarne em nossa vida. Não podemos nos lembrar da quaresma quando estivermos na Igreja e vermos cor roxa, nem podemos fazer alguma prática por fazer. De fato, temos que nos abrir para a transformação do nosso interior!
Uma das raras vezes que vemos Jesus contrariado nos Evangelhos é com a hipocrisia dos fariseus que viviam sua religiosidade na aparência. Tanto que os chama de sepulcros caiados, bonitos por fora, mas podres por dentro. Por isso que precisamos estar abertos a uma conversão verdadeira. Se for preciso, assim como o oleiro faz com alguns casos, que Deus quebre a nossa vida e nos refaça!
É um desafio da fé. Vencer o nosso orgulho, nos tornar pessoas mais humildes, serenas, perdoar os que nos ofenderam, deixar de caluniar ou fofocar sobre os outros, buscar a paz na família, voltar à intimidade com Deus através da Sua Palavra, da oração, da freqüência aos Sacramentos. São frutos concretos que precisamos ter após esses 40 dias e então celebrarmos uma verdadeira Páscoa, ou seja, a passagem de uma situação de morte para a vida!
Decida-se por viver a melhor quaresma da sua vida! Leve a sério esse convite que Deus nos fez logo no começo:
“Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a Mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.” (Joel 2,12)
Uma Quaresma de vitória para nós!

Diác. Léo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010